Segurança do Trabalho e seu começo ...
O Império Romano se aprofundou em estudos médicos dos trabalhadores, elaborando assim leis para sua garantia. Pioneiros nessa jornada são Plínio e Rotário, onde pela
primeira vez recomendaram o uso de máscaras, para que os funcionários não tivessem contato direto com as poeiras metálicas. Na Idade Média ocorreram as primeiras ordens para os fabricantes em relação a medidas de higiene do trabalho, levantamentos de doenças profissionais nessa data levantadas pelas associações de trabalhos medievais, tiveram uma grande importância e influência sobre segurança do trabalho no Renascimento. Teve destaques nesse período Samuel Stockausen sendo o pioneiro em inspeção médica no trabalho, Bernardino Ramazzini, sendo sistematizador de todo um conhecimento acumulado sobre Segurança do Trabalho, repassando aos responsáveis pelo bem-estar dos trabalhadores em uma obra da época chamada de Morbis Artificum Diatriba ("As Doenças dos Trabalhadores" - 1760)
Já em 1779, a Academia de Medicina da França, já relatavam em seus anais um trabalho sobre causas e prevenção de acidentes. Em Milão, Pietro Verri acaba fundando no mesmo ano a primeira sociedade filantrópica com objetivo de cuidar do bem-estar do trabalhador. A sistematização dos procedimentos preventivos teve inicio nos Estados Unidos, no inicio do Século XX, já na África, Ásia, Austrália e América Latina criaram seus comitês de segurança e higiene logo após a fundação da OIT (Organização Internacional do Trabalho) em 1919.
Nenhum comentário:
Postar um comentário