segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Qual a importância de um Técnico de Segurança do Trabalho na sua empresa?

Muitas pessoas pensam que um Técnico de Segurança do Trabalho apenas entrega EPI (Equipamento de Proteção Individual) e fiscaliza a utilização do mesmos dentro da área de trabalho. Quem pensa desta maneira está errado. Um TST (Técnico de Segurança do Trabalho) faz mais do que isso. Ele cuida principalmente do bem mais precioso que podemos ter, a nossa vida.
Um TST não vai ao trabalho apenas com o pensamento de que não ocorra nenhum acidente hoje, ele vai disposto a não deixar que ele aconteça.

Vamos conhecer um pouco mais das atribuições e um TST.

Primeiramente ele tem que supervisionar as atividades ligadas à área de segurança do trabalho, visando assegurar condições que eliminem ou reduzam ao mínimo os riscos de ocorrência de acidentes de trabalho, sempre de olho na legislação pertinente.


Algumas de suas responsabilidades:

  • Promover inspeções nos locais de trabalho, sempre identificando condições e situações perigosas. Providenciando correções necessárias para eliminar toda situação de risco.
  • Treinar e principalmente conscientizar os funcionários quanto suas atitudes e sua segurança em seu ambiente de trabalho.
  • Preparar constantemente treinamentos sobre segurança do trabalho, programas de conscientização e divulgação de Normas, instruções sobre o uso de cada EPI.
  • Realizar pesquisas sobres causas de doenças ocupacionais e suas condições ambientais. Sempre corrigindo de acordo com as leis vigentes para que não ocorram ou não voltem a ocorrer.
  • Promover campanhas, palestras, bem como a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho).
  • Distribuir os equipamentos de proteção individual (EPI), inspecionar equipamentos de proteção contra incêndio.
  • Colaborar com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), em todos os seus programas, visando adotar soluções corretivas e preventivas.
  • Levantar e analisar estatísticas de acidente de trabalho, doenças profissionais e do trabalho, sempre analisando causas e principalmente a gravidade de cada caso.

Resumindo a historinha, o TST sai de casa para o trabalho, planejando mil e uma coisas para o seu dia, mas ao final dele, viu que tudo o que fez não estava na sua programação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário